o

quinta-feira, 28 de junho de 2012

GABARITO 1º SIMULADO PREPARATÓRIO ENEM

GABARITO SIMULADO ENEM REALIZADO EM 28/06/2012- MATEMÁTICA

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
c
b
a
e
d
e
a
d
c
d

SIMULADO

Alunos participam de simulado no IR CURSOS.
        Os simulados para as turmas de ENEM e IFMA acontecem nesta quarta e quinta, dias 27 e 28 respectivamente com as disciplinas de matemática e suas tecnologias, e, liguagens, códigos e suas tecnologias para a turma de  ENEM, e língua portuguesa e matemática para a turma de IFMA.
        O gabarito e o resultado serão divulgados aqui no blog do IR Cursos.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dicas para concurso público

O sonho do serviço público que, para ser concretizado, precisa de certos cuidados e regras que muitos candidatos desconhecem. Para haver diferença entre você e o “outro”, não basta comprar um monte de apostilas e estudar o dia inteiro, imaginando que o esforço será satisfatório. Não, não é, e as chances de você não obter êxito são imensas.
Milhares de candidatos buscam, a cada autorização de concurso anunciada ou edital lançado, uma vaga no serviço público. São homens e mulheres, de todas as idades, em busca de bons salários, estabilidade no emprego e a certeza de uma aposentadoria tranquila. No entanto, o “concurseiro” que realmente pretende se preparar bem deve seguir etapas, que vão desde a decisão pela área a ser estudada aos simulados, considerada a fase final de todo o processo que antecede as provas.

            Quando ele decide estudar para concurso público, deu o passo fundamental, vislumbra o próprio futuro, mas não é tudo. É preciso que esse candidato, antes de mais nada, escolha a área que vai estudar para se debruçar sobre o conteúdo básico, aquele que será cobrado dentro de uma área específica, como fiscal ou bancária, por exemplo, independente do concurso que optar mais adiante. Seguindo esse primeiro passo, o de conhecimento das disciplinas básicas, ele terá uma boa base para quando sair o concurso pretendido.
            Depois, é estudar o conteúdo específico exigido no edital. Com a publicação, o candidato poderá fazer um curso complementar, com os conteúdos que são novidade para ir se aprofundando nas disciplinas específicas, aquelas que não constam de conteúdos básicos.
            É chegada a etapa seguinte, a de aplicar o que foi aprendido dentro da sala de aula, fazer exercícios de provas anteriores da mesma banca organizadora do concurso para o qual vem se preparando. Assim, o candidato saberá como aquela determinada banca exigiu aquele conteúdo naquela prova e até mesmo o que mais costuma cobrar ou não em cada disciplina.
            Porém, nem mesmo após ter feito todas as provas anteriores o candidato pode pensar que chegou ao final da maratona. É quando deverá voltar suas atenções para os simulados. Eles darão a exata ideia de como será a "prova de verdade”, o processo de seleção, porque as questões são elaboradas por professores nos moldes da banca organizadora. Assim, o aluno poderá participar da experiência de se sentir como em um dia de prova: ele terá quatro horas para responder o mesmo número de questões que será exigido no concurso, com marcação de cartão-resposta.
            É basicamente a simulação de uma prova. Mas para chegar a essa etapa, aconselho que o candidato não pule as demais, porque atropelaria todo o processo: primeiro estudar a teoria, fazendo uma turma básica ou estudando sozinho em casa; treinar a banca com exercícios e depois se preparar para qualquer prova que possa cair na mão dele. Assim, o candidato – que pode ser você! -  vai estar na frente dos demais que não fizeram simulados.
            Também não esqueça de ler o edital com atenção para conhecer as regras do concurso; nele estarão todas as informações que você precisa para garantir sua inscrição e orientar seus estudos. Outra dica é examinar a sua rotina diária e definir os horários que dedicará ao estudo para ter organização e tranquilidade suficientes quando estiver entre os livros e apostilas.
            Lembre-se que o desejo de ingressar em um órgão público multiplicou-se na mesma proporção que a dificuldade de conquistar bons empregos na iniciativa privada. As instituições governamentais oferecem salários, em geral, superiores aos pagos pelos outros setores, além da estabilidade oferecida. O número de inscritos em concursos públicos aumenta a cada ano, surpreendendo até as estatais e fundações que abrem as seleções. É gente que acredita que sonhos se transformam em realidade e que dependem apenas do esforço pessoal de cada um.
Bons estudos!

Disponível em:http://br.educacao.yahoo.net/conteudo.aspx?titulo=Passo+a+passo+de+como+ser+aprovado+em+um+concurso+p%C3%BAblico

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Concursos públicos devem oferecer mais de 120 mil vagas

Só no Ministério da Educação são 71.589 vagas

    O número de vagas previstas para a segunda metade de 2012 em órgãos de nível federal e estadual, além de capitais, chega a 126.097, segundo levantamento feito, sem contar as instituições que lançarão concursos para cadastro de reserva, isto é, quando os aprovados são chamados conforme a necessidade do órgão, como é o caso do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Só no Ministério da Educação são 71.589 vagas.

         Entre as vagas levantadas estão cargos que foram criados e oportunidades que já foram autorizadas ou aguardam autorização dos respectivos órgãos competentes.
         Entre os concursos mais esperados do ano estão os da Receita Federal, Polícia Federal e Correios, já confirmados e autorizados.

        No caso da PF, 600 vagas de nível superior foram autorizadas pelo Ministério do Planejamento. As 328 para agente administrativo ainda aguardam aval do governo. Em relação à Receita, o Planejamento autorizou no dia 25 de maio a realização de concurso para 950 vagas de auditor e analista, ambos de nível superior em qualquer área.

        Já os Correios anunciaram que precisarão de mais 10 mil vagas para preencher seu quadro, mesmo após a nomeação dos 9.190 aprovados no concurso realizado no ano passado.

        A Petrobras confirmou a realização de dois concursos em 2012, para cargos de nível médio/técnico e superior. Um deles já foi realizado este ano para 1.521 vagas.

        Até o final de 2015, a Petrobras pretende atingir um efetivo de 76 mil empregados - um aumento de aproximadamente 30% em relação ao efetivo atual, que é de cerca de 58.500 empregados. Deverão ser admitidos nos próximos quatro anos mais de 22 mil pessoas para dar suporte aos projetos previstos no Plano de Negócios da companhia.

       A Polícia Rodoviária Federal teve autorização da presidente Dilma Rousseff para contratar 1.500 policiais rodoviários em 2012. Desse total, 750 serão preenchidas do concurso de 2009 que ficou parado dois anos devido a impasses judiciais e foi retomado. Outras 750 serão abertas em novo concurso.

       Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, os servidores serão lotados nas fronteiras. Os estados participantes do Plano Estratégico de Fronteiras do governo federal são Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

       Três ministérios tiveram concursos autorizados pelo governo federal: Fazenda, Cultura e Planejamento.
Já a Defensoria Pública da União, o Ministério da Agricultura, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Educação aguardam autorização do Ministério do Planejamento para abrir as seleções.

      No caso das agências reguladoras do governo federal, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) teve autorização para 46 vagas, a Agência Nacional de Cinema (Ancine), para 82 vagas, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), para 152 vagas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para 170 vagas, e a Agência Nacional de Águas (ANA), para 45 oportunidades.

       Em alguns concursos, a organizadora já está definida, como é o caso da Câmara dos Deputados e da Companhia Nacional de Abastecimento.

Fonte: http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticias/concursos-publicos-devem-oferecer-mais-de-120-mil-vagas-999392.html 

terça-feira, 5 de junho de 2012

IR CURSOS convida você a conhecer novas instalações

        Com uma estrutura jamais vista na região, o IR Cursos dá um salto de qualidade no quesito estrutura física e comodidade para seus alunos.
         Funcionando na sala 1 do 2º andar do Edifício Coelho na Rua 15 de Novembro com sala ampla e climatizada, cadeiras acolchoadas, professores capacitados e um resultado impressionante em seu primeiro ano de funcionamento, o IR Cursos dá exemplo de crescimento e convida a todos para conhecer suas novas e modernas instalações.
      

        Funcionando de segunda a sexta (noturno) a equipe já se prepara para implantar a turma de concursos aos finais de semana visando atender o público que trabalha ao longo da semana. 
       Tendo em vistas as 5.000 (Professores e polícia)  vagas já confirmadas pelo governo do estado, toda a atenção dos que fazer o IR se volta para montar o preparatório.
        Venha fazer parte desse sonho que se concretiza a cada dia com mais força, pois ainda temos vagas porque a nossa sala é a maior da região com quase 70 alunos!

sábado, 2 de junho de 2012

Concurso 2012 da Polícia Militar do Maranhão terá 2 mil vagas

            O Governo do Maranhão aprovou 2 mil vagas para o concurso 2012 da Polícia Militar  do estado. O edital está em fase final de elaboração na Secretaria de Administração do Maranhão, orgão responsável pela realização de concursos para cargos no governo estadual.

             O concurso 2012 da Polícia Militar do Maranhão  (PM-MA) é um dos mais esperados. Pelas várias vezes que foi anunciado muitas pessoas estão esperando a publicação do edital, que deve acontecer em breve. Outras já até desacreditam da publicação desse edital. O concurso também terá um alto índice de concorrência. Essa demora na publicação do edital favorece diretamente os candidatos que gostam de estudar, pois assim estão tendo mais tempo.

            Uma das exigências desse concurso 2012 da Polícia Militar do Maranhão é que os candidatos tenham Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

            Veja abaixo uma demonstração da distribuição de vagas no concurso 2012 da Polícia Militar do Maranhão. Mas atenção, trata-se apenas de uma demonstração prévia elaborada pelo Gabinete do Comando Geral da PM-MA, o número exato de vagas e distribuição só será conhecido quando o edital for publicado. E visite o site sempre, pois assim que sair o edital será publicado aqui no Portal Castro Digital.



BPPChoq (São Luís) - 40 vagas
APMGD - 220 vagas
CFAP - 640 vagas
2º BPM (Caxias) - 60 vagas
3º BPM (Imperatriz) - 170 vagas
4º BPM (Balsas) - 90 vagas
7º BPM (Pindaré) - 60 vagas
10º BPM (Pinheiro) - 80 vagas
11º BPM (Timon) - 40 vagas
12º BPM (Estreito) - 50 vagas
15º BPM (Bacabal) - 60 vagas
1º CI (Colinas) - 40 vagas
4º CI (Chapadinha)- 40 vagas
5º CI (Açailândia) - 50 vagas
6º CI (S.J.Patos) - 40 vagas
7º CI (Rosário) - 40 vagas
8º CI (Itapecuru) - 30 vagas
9º CI (Codó) - 30 vagas
10º CI (Pedreiras) - 40 vagas
11º CI (P.Dutra) - 40 vagas
12º CI (Zé Doca) - 40 vagas
13º CI (Viana) - 20 vagas

ATUALIZAÇÃO NA QUARTA-FEIRA, 30 DE MAIO

           Sobre a exigência de CNH para o concurso da PM-MA, o Portal Castro Digital esclarece que:
- Geralmente na maioria dos concursos públicos, qualquer documentação só é exigida no momento da posse; assim, qualquer pessoa pode fazer a prova de um concurso, mesmo sem escolaridade, mas caso seja aprovado, deixando de apresentar toda documentação exigida no edital, perde a vaga.
- Com relação ao concurso da PM, o momento de apresentação da CNH só poderá ser conhecido quando sair o edital; o concurso tem várias etapas como prova objetiva, teste de aptidão física, exames médicos e psicilógicos, portanto, somente no edital vai dizer todas as etapas e quando cada documentação deve ser entregue.

Fonte: http://www.castrodigital.com.br/2012/05/concurso-policia-militar-maranhao.html